parallax background

Pousada dos Capuchinhos


Os capuchinhos no Brasil e no Ceará


A primeira missa celebrada no Brasil foi por um franciscano observante : Frei Henrique Soares de Coimbra. Que veio nas caravelas de Cabral. Já os primeiros capuchinhos a desembarcar no Brasil eram franceses e vieram no período em que S. Luis do Maranhão era colonizada pela França, ou seja, há mais de 400 anos. Nos séculos seguintes muitos missionário itinerantes, sobretudo italianos, andaram pelo Nordeste administrando os sacramentos, construindo igrejas, cemitérios, açudes, estradas e pontes. Eram as chamadas “desobrigas” e depois “Santas Missões” onde a presença do sacerdote possibilitava às pessoas ficar em dia com as “obrigações” diante da Igreja.

Para implantar a Ordem no Norte do Brasil, no início do século XX, foi enviado um grupo de frades do Norte da Itália (Lombardia), da província de Milão. A missão se estendia do Ceará até o Amazonas. Após trabalharem em Canindé, construindo convento, basílica e um liceu de letras, artes e ofícios, decidiram dedicar-se mais á missão, estabelecendo como sede o Convento do Coração de Jesus, hoje no centro de Fortaleza. Sobretudo o trabalho nos leprosários, escolas e missões populares caracterizou este período.


Porque "Pousada dos Capuchinhos"?


Os Frades CAPUCHINHOS são um dos três ramos masculinos mais antigos da ORDEM DOS FRADES MENORES fundada por S. Francisco de Assis que ao longo da história subdividiram-se em : Menores Observantes, Menores Conventuais e Menores Capuchinhos. Francisco escolheu este nome por conta dos status sociais do seu tempo: “MAIORES” (nobreza e clero), “MINORES”: (plebeus- artesãos, comerciantes). Cada grupo quis realçar algo especifico do carisma franciscano. Os Capuchinhos buscaram uma vida de mais austeridade, oração, mendicância e pregação itinerante. Por isso, estabeleciam seus conventos perto das cidades, mas nunca no centro, para poderem ter momentos intensos de meditação ao retornarem da pregação.


O convento


Embora chamado por muitos de “mosteiro”, esta designação de moradia é própria dos monges, o que não é o caso dos frades, estes habitam “conventos”. Foi construído pela engenharia e o suor dos próprios frades em estilo lombardo, com jardins e claustros amplos que possibilitavam a oração mental peripatética (em silêncio e caminhando) muito comum na época. Fotos da época mostram que no jardim havia uma cisterna ou poço com uma pequena gruta de são João Batista, depois trocado por Nossa Senhora de Lourdes. Ainda restam duas árvores antigas (ciprestes) cujas sementes foram trazidas da Itália. No sítio eram cultivados café, frutas, verduras, hortaliças e animais.


Guaramiranga


(Antiga freguesia de Conceição) Com a saída de Canindé o bispo de Fortaleza sentiu-se devedor aos frades pelo muito que lá fizeram e quando estes procuravam um lugar retirado para construir uma casa de formação para a s muitas vocações que apareciam, foi-lhes oferecido em Guaramiranga, pela diocese, o terreno onde já existia a Capela de Nossa Senhora de Lourdes, construída pela família Caracas e doada à diocese. O local mostrou-se ideal para o propósito de reunir os jovens formandos da Bahia até o Amazonas. E por mais de 60 anos o Convento da Gruta foi importante celeiro de vocações nas diferentes etapas da formação dos frades, sobretudo na mais importante delas, o noviciado, depois do qual o candidato recebe o hábito e professa os primeiros votos de Pobreza, obediência e Castidade. Ao mesmo tampo, até hoje, os frades assistem pastoralmente a Paróquia da cidade.


Curiosidades


A antiga gruta que ficava atrás da Igreja foi construída com pedras vindas de Lourdes, na França. Com a reforma para ser posta no local atual dentro da capela, tais pedras foram suprimidas e utilizadas nos fundamentos. A imagem da Virgem de Lourdes que está no centro do altar-mor, foi esculpida em madeira e veio de Lourdes, assim como a de Santa Bernadete (em gesso) vidente da Imaculada. Á entrada da capela (á direita) encontra-se o mausoléu permanente da família Caracas, que, anualmente reúne-se aqui para uma missa e festa familiar. Alguns utensílio originais antigos permanecem como o púlpito em madeira de onde, antes de existirem microfones o padre fazia a pregação e o confessionário.

Onde hoje é a Sala S. Francisco ( auditório grande) era o coro, local de oração dos frades e noviços. Na parede que divide este ambiente da igreja vê-se uma espécie de funil de madeira. É a “luneta” que servia para que os noviços, impedidos de contato com o exterior no ano da provação, pudessem ouvira missa celebrada no altar atrás, visto que, até os anos sessenta o padre celebrava de costas para o povo e de frente pro altar (versus Deo).

Muitos foram os formandos que passaram por aqui. Alguns se tornaram grandes expoentes da igreja como intelectuais, bispos, etc. Mas maior ainda foi o numero dos que seguiram outra estrada, aproveitando a excelente formação recebida no convento. Temos ,portanto, profissionais liberais de varias categorias “ex-fradinhos”. Dois deles, especialmente se destacaram no campo das artes: Frei Antônio Belchior ( o famoso artista sobralense Belchior) que aqui fez noviciado e estudantado e artista plástica Márcia, (Márcio Maia Mendonça) que, tendo deixado a vida religiosa e o Brasil, adquiriu na Europa invejável qualificação em Belas Artes e tendo assumido por meio cirúrgico a condição feminina, foi acolhida pelo então administrador da Pousada, Frei Domingos, num período de dificuldades financeiras, embelezou a pousada e outros conventos com obras admiráveis, sobretudo com a temática franciscana.


80 Anos de Franciscana Hospitalidade em Guaramiranga


A pouco mais de 100km de Fortaleza e a 865m de altitude, no alto da Serra de Baturité, em Guaramiranga, a Pousada dos Capuchinhos localiza-se no antigo Convento da Gruta, tradicional casa de formação dos Frades Capuchinhos com mais de 80 anos de tradição hospitaleira. Cercada por uma moldura de verde e florida paisagem, o silêncio só é interrompido pelo canto dos pássaros para acolher os hóspedes, grupos, famílias e eventos. Com amplo jardim interno, dispomos de 43 suítes com ducha quente, estacionamento, auditórios, capela, refeitório, guarita 24h e pessoal treinado para seu bem-estar. É o local ideal para quem procura clima ameno, tranquilidade, conforto, alimentação caseira e saudável, além da tranquilidade, agregada à sua estadia/event de negócios. Ponto de referência em Guaramiranga, nossa pousada está inserida na excelente experiência do Destino Serra: cachoeiras, trilhas, rota do café, vinhos...



DEPOIMENTOS

420+

Recanto lindo, acolhedor, excelente. Divino. Amo a comida feitinha diariamente, excelente cardápio, muito variado para todos os gostos. parece que estamos em nossa casa. Sem a preocupação de providenciar nada, isso não tem preço. Descanso garantido. Amo acolhida dos Capuchinhos.


Leia todas as opiniões

Um lugar para encontrar a paz!


Imagine um destino encantador como a cidade de Guramiranga, no maciço de Baturité — a Serra por Excelência da história do Ceará. Agora, conheça uma pousada aninhada em um dos montes mais belos do destino, há apenas alguns passos de seus principais atrativos e de suas praças. O charme da história dos Capuchinhos na serra, alinhado ao cuidado de nossa equipe com o conforto de nossos hóspedes é o segredo que faz da nossa pousada um dos locais mais interessantes da região.


Saiba Mais

História e personagens interessantes povoam nosso ambiente..


Nossa hospedagem inclui café da manhã e almoço em nosso refeitório.



Em nossa pousada, contemplar a natureza é uma verdadeira experiência de imersão.


Uma experiência autenticamente religiosa te espera em nosso cotidiano. Um lugar pefeito para a oração e o retiro espiritual;

Uma imersão na natureza


Além de nosso excepcional jardim, que embeleza nosso claustro principal (aberto a visitantes), o hóspede da Pousada dos Capuchinhos pode ter uma verdadeira experiência de imersão na natureza. A Serra de Guaramiranga é uma região onde você pode encontrar a flora e a fauna de cinco biomas brasileiros. Um lugar procurando e estudado por ornitólogos, pesquisadores e amantes da natureza em geral.

WhatsApp chat